domingo, 27 de janeiro de 2013
Assessoria de imprensa: A importância desse serviço
Há uma pergunta que sempre é feita por muitos empresários nos dias de hoje. Será que realmente é necessário ter ou contratar uma Assessoria de Imprensa ? Dá algum retorno ? Vou economizar quanto?
Surgido no Brasil nos anos 70, o trabalho de Assessoria de Imprensa conquistou espaço nas décadas seguintes com seus avanços tecnológicos e a globalização. A Mídia está em todo o lugar.
Para se chegar aos veículos de comunicação, as empresas que contratam uma Assessoria precisam perceber que é necessário uma linguagem própria, conhecimento e muito, muito trabalho. Se não for assim, a companhia pode se tornar refém da Mídia, sendo mal interpretada ao participar de uma matéria jornalística ou nunca ser chamada para participar de nenhuma reportagem.
Para alguns, Assessoria de Imprensa é uma forma de se fazer publicidade. Logicamente, essa é uma visão errada de suas reais atribuições. Seus objetivos, métodos e resultados são bem diferentes. A empresa não escolhe onde e quando quer aparecer, como num anúncio. Um serviço de divulgação desse tipo agrega sim credibilidade à marca e à própria publicidade, pelo fato de ser feito por jornalistas.
Dessa maneira, pela qualidade e constância de seu trabalho e serviços, e não pela quantidade com que anuncia, procura aumentar a visibilidade na Mídia de quem as contrata, tornando empresas e personagens importantes, conhecidos e lembrados. E o mais importante. Deve ser um trabalho conjunto entre as partes. A disponibilidade para aprovação de idéias e ações é fundamental.
A Assessoria de Imprensa definitivamente deve fazer parte da empresa pois reúne e administra todas as informações que possam se tornar atraentes e publicadas ou divulgadas pelos veículos de comunicação. Também realiza um trabalho de orientação sobre o tratamento que se deve dispensar à Midia em geral, inclusive o relacionamento com os jornalistas.
Alguns empresários costumam tratar de maneira diferenciada alguns desses profissionais que trabalham em veículos de menor expressão. Mas, como se trata de um mercado sazonal, pode acontecer de no futuro o encontrarmos em um veículo de destaque, o que talvez causaria problemas no relacionamento do dia a dia.
Artigo - Assessoria de Imprensa: A importância desse serviço
Júlio Cesar de Sousa
Jornalista - Fone: 11-6703-6020
juliocesarsousa@ig.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário